O Toró está de volta!
O maior festival de cinema universitário da região norte do país vai ocorrer entre os dias 21 e 25 de novembro, na sala de cinema do Sesc Ver-o-Peso, com exibição gratuita de 60 curtas-metragens.
O Toró é um projeto de extensão vinculado ao Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Pará, criado pela professora Dra. Ana Lobato, e atualmente coordenado prof. Dr. Alex Damasceno. Seu foco é promover a difusão da produção audiovisual universitária de todo país, com a exibição gratuita de filmes de curta-metragem realizados no contexto educacional (cursos técnicos e de graduação). A primeira edição do Toró ocorreu em 2015 e o festival manteve edições regulares nos 2016, 2017, 2018 e 2019. Em 2020, durante a pandemia de Covid-19, o Toró realizou a sua sexta edição do em formato remoto. Nos anos de 2021 e 2022, o festival não foi realizado. Após esse hiato de dois anos (2021 e 2022), o Toró: Festival Audiovisual Universitário de Belém volta para movimentar o cenário de exibição cinema universitário na Amazônia. A edição atual também marca a volta do Toró para o formato presencial. Agora estaremos todos novamente reunidos sala de cinema.
Mais de 130 filmes foram inscritos no 7º Toró. Após um processo curatorial realizado pelos discentes do Curso de Cinema e a Audiovisual da UFPA, a Mostra Competitiva do ficou composta por 51 curtas, que concorrem nas categorias de Ficção, Documentário e Experimental. São filmes das cinco regiões do país: 18 do Nordeste, 11 do Norte, dez do Sul, sete do Sudeste, quatro do Centro-Oeste e um filme produzido em Cuba (por um realizador brasileiro). Além disso, no encerramento do Festival, dia 25 de novembro, será exibida, fora de competição, a Mostra Cinema UFPA, com nove obras produzidas por estudantes da UFPA. Será apresentado, assim, ao público, um recorte do cinema universitário nacional e local, representativo da sua heterogeneidade de temáticas, histórias e estilos. Todas as sessões ocorrem no Sesc Ver-O-Peso, parceiro tradicional do Festival.
Os filmes vencedores do 7º Toró serão escolhidos pelo Júri oficial do festival (estudantes e profissionais do audiovisual), nas categorias de Melhor Ficção, Melhor Documentário e Melhor Filme Experimental. O público também participa da premiação, elegendo os seus filmes preferidos em cada categoria, após o final das sessões. O 7º Toró traz uma novidade na premiação. Este ano o Júri do festival também vai escolher o melhor filme universitário produzido na região norte. Este prêmio recebeu o nome de Ana Lobato, professora do Curso de Cinema da UFPA e idealizadora do Toró, que faleceu em 2020. O prêmio Ana Lobato é um modo de homenagear também a trajetória da professora, sempre marcada pela valorização da formação e da difusão audiovisual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário